12 de setembro de 2019 - Fonte: Pref. de Tupi Paulista - Fotógrafo: Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista confirmou nesta  quinta-feira, o primeiro caso confirmado de sarampo em criança. As informações foram repassadas através da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Edilene Lima de Oliveira e confirmadas pela Secretária de Saúde Márcia Mattos. 

O paciente é um bebê de aproximadamente um ano de idade morador no Jardim Aparecida.

Há alguns meses as autoridades de saúde do município, receberam a informação sobre a suspeita de que em uma creche da cidade havia a suspeita de que uma criança teria contraído a doença. O caso passou a ser investigado e as medidas de bloqueio foram devidamente tomadas.

Após vários exames laboratoriais realizados na criança, amostras foram encaminhadas ao Instituto Adolf Luther em São Paulo. Os resultados chegaram nesta quarta-feira e confirmaram o diagnostico da doença.

Segundo a Secretária Márcia Mattos um trabalho de ampliação de bloqueio será realizado no Bairro onde a criança reside, avaliando a caderneta de vacinação dos residentes do local e uma intensificação de bloqueio na creche.

Qualquer dúvida orienta-se que os moradores procurem a unidade básica de saúde do bairro para maiores esclarecimentos.

O que é Sarampo?
Sarampo é uma doença viral infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de 05 anos de idade.

Como ocorre a transmissão?
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema (erupção de pele geralmente avermelhada) e até quatro dias depois do aparecimento do exantema.

Quais são os sinais e sintomas?
Febre alta acima de 38,5ºC, manchas vermelhas que começam na cabeça se estendem para os demais membros do corpo , irritação na pele, tosse seca (inicialmente), coriza e conjuntivite sem secreção e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal).

Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação das crianças de 6 a 11 meses de idade contra o sarampo, com uma dose da vacina tríplice viral.

Considerando a nota informativa nº 191/2019-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, com recomendações que todas as crianças de 6 a 11 meses de idade deverão ser vacinadas.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista