26 de junho de 2020 - Fonte: Policia Civil - Fotógrafo: Policia Civil/Cedida

A Policia Civil foi convidada para falar sobre o consumo e a prevenção das drogas durante o período de pandemia e isolamento social.

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, participou nesta quinta-feira (25), do projeto de exibição de lives promovido pela Instituição Novo Amanhecer, entidade que capacita jovens aprendizes na busca da qualificação profissional e do primeiro emprego.

Diante do cenário atual que obriga medidas de prevenção e isolamento social, a Instituição Novo Amanhecer está provendo encontros virtuais sobre temas diversos que são transmitidos na rede social da Instituição para os jovens aprendizes.

No encontro desta quinta-feira (25) o agente policial Reginaldo Rosa discorreu sobre o consumo de drogas no período de pandemia e sobre prevenção.

O agente ressaltou que com advento da pandemia do novo Covid-19, o consumo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, continua acontecendo, não diminuiu.

Pois quando se trata vício, de uma dependência, o dependente vai buscar de qualquer forma saciar sua vontade.

Citou ainda, que o álcool, que é uma droga lícita, por exemplo, teve uma alta de 38% nas vendas em distribuidoras de bebidas e de 27% nas lojas conveniência desde da decretação da pandemia no pais (Conforme divulgação de pesquisa da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas).

Esclareceu também, que houve um aumento do consumo em ambiente familiar, e os reflexos deste fato, são verificados nas incidências dos casos de Violência Domesticas e nos conflitos familiares.

Para finalizar a live o policial civil lembrou que objetivo do encontro é fortalecer ideia da prevenção, para que possamos dar suporte as pessoas, para quando no momento da oferta das drogas, possa optar pelo não uso.

Pois a dependência química pode alcançar qualquer um, e sempre alcança pessoas especiais em nossas vidas, que são os filhos, a família, e os amigos.

Fonte: Com. Social Polícia Civil