18 de fevereiro de 2021 - Fonte: G1 - Fotógrafo: Polícia Militar Ambiental
Polícia Ambiental apreendeu dois papagaios e uma espingarda
Gaiolas foram vistas em uma casa na zona rural de Rancharia nesta quarta-feira (17). Homem de 61 anos recebeu multa de R$ 1 mil.

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Militar Ambiental resgatou dois papagaios-verdadeiros que eram mantidos em cativeiro em uma casa na zona rural de Rancharia.

A equipe estava em patrulhamento quando avistou uma residência em meio ao cultivo de cana-de-açúcar. Os policiais foram até o local e encontraram um homem, de 61 anos, que se identificou como morador.

Com a autorização e acompanhamento do idoso foi realizada uma fiscalização, sendo encontrados no quintal dois papagaios-verdadeiros em gaiolas. O homem não tinha autorização do órgão ambiental competente para criar as aves em cativeiro.

Em seguida, a equipe avistou pela janela do quarto uma arma de fogo entre o guarda-roupa e uma cama. Conforme a Polícia Ambiental, a espingarda chumbeira foi apreendida e estava carregada, pronta para uso. Também foram apreendidos pólvora, chumbo e espoletas.

Diante dos fatos, o envolvido foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, onde o idoso foi ouvido e liberado em seguida. Por parte do Policiamento Ambiental foi lavrado um auto de infração ambiental com base no artigo 25, parágrafo 3°, inciso III da SIMA-5/21, no valor de R$ 1 mil.

As aves e as gaiolas foram apreendidas. Os papagaios serão encaminhados para a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (Apass).

G1