27 de julho de 2021 - Fonte: Divulgação - Fotógrafo: Divulgação
Comunicado aos Pais, Alunos e Responsáveis
O diretor da E.E. Léa Aparecida Vieira Guedes, comunica os senhores pais e responsáveis, bem como todos os alunos regularmente matriculados que a partir de 02/08/2021 esta Unidade Escolar oferecerá atividades presenciais aos estudantes nos termos do Decreto Estadual nº 65.384/2020 alterado pelo Decreto Estadual nº 65.849/2021 e Resolução Seduc 65, de 26-07-2021. 

Somente permanecerão exclusivamente em atividades remotas os estudantes que pertencerem ao grupo de risco para a COVID-19, conforme apresentação de atestado médico, e aqueles cujos responsáveis legais comuniquem por escrito a decisão de não frequentar presencialmente a unidade escolar e se responsabilizem com a participação das atividades remotas, enquanto perdurar a medida de quarentena instituída pelo Decreto nº 64.881, de 22-03-2020. 

A escola está passando por uma série de reformas e adaptações em sua infraestrutura para que os protocolos sanitários sejam garantidos e respeitados por todos. 

Dentre os protocolos sanitários, destacam-se: Aferição da temperatura por termômetro sem contato (Infravermelho); Uso obrigatório de máscara em todos os ambientes; Distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas, em todos os ambientes escolares, inclusive naqueles de acesso comum, para o desenvolvimento de quaisquer atividades; Definição da capacidade física da unidade escola que atenderá até 50% (cinquenta por cento) do total de alunos matriculados em cada série em agrupamentos fixos; Disponibilidade de álcool em gel e álcool liquido 70% em todos os ambientes; Bebedouro e lavatório novos, em ambientes separados; Sala Covid-19 para isolamento dos casos suspeitos até os pais/responsáveis buscá-los. 

As áreas comuns serão utilizadas para as atividades complementares, como alimentação e circulação de pessoas, com monitoria de funcionários. Todos os protocolos citados estão contemplados no plano de retomada elaborado pela escola e encaminhado à Diretoria Regional de Ensino para homologação. 

As aulas presenciais retornarão no horário normal de cada período, a saber: Manhã – Das 07h00 às 12h35; Tarde – Das 13h00 às 18h35; Noite – Das 19h00 às 23h00 (horário do toque de recolher). Para o período noturno não haverá revezamento, devendo os alunos deste período comparecer todos os dias. Para os alunos da manhã e tarde será enviado a relação de agrupamentos por dias da semana nos grupos oficiais de comunicados, publicado também nas redes sociais utilizadas pela escola.

No dia 02/08/2021 e 03/08/2021 Os alunos serão recebidos pela equipe gestora, professores e alunos gremistas acolhedores no horário inicial de cada período, onde serão realizadas todas as orientações que se fazem necessárias. 

Nota: Esta gestão escolar tem trabalhado para melhorar as condições físicas, administrativas e pedagógicas da escola, acreditando que o retorno das aulas no modelo presencial é de fundamental importância para minimizar os impactos negativos causados pela pandemia no processo de ensino e aprendizagem e que a educação é um serviço essencial que deve ser priorizado pelas autoridades governamentais, pela comunidade e pelos próprios alunos.

Adiar o retorno é um retrocesso no processo de recuperação das habilidades e competências comprometidas pela pandemia que já dura um ano e meio, lesando a sociedade e prejudicando com isso o crescimento do nosso país. Por isso, essa gestão escolar acredita que o esforço de todos (pais, alunos, professores e demais servidores) é fundamental para impedir a disseminação do vírus com o uso correto dos protocolos sanitários mesmo com as aulas no modelo presencial, pois uma ação não pode ser bem sucedida em detrimento de algo que é tão importante, a educação de qualidade. 

Prof. Luís Carlos de Oliveira
Diretor da EE Léa AP Vieira Guedes