14 de maio de 2020 - Fonte: Pref. de Dracena - Fotógrafo: Ass. Imprensa

Mesmo com a Secretaria de Assistência Social estar funcionando em horário normal, alguns serviços ofertados sofreram alteração. É o caso dos serviços prestados pela Secretaria aos idosos do município, por meio do CRAS e do CREAS, que foram suspensos por determinação do Ministério de Desenvolvimento Social e Cidadania. O serviço oferecido aos idosos através do Centro Dia do Idoso – “Projeto Quero Vida” também está suspendo por tempo indeterminado.

“Alguns idosos que frequentam o Projeto “Quero Vida” não possuem família ou moram sozinhos, e tem um perfil diferente dos idosos atendidos pelo CRAS, por exemplo, pois tem idade mais avançada e são mais dependentes. Isso aumenta nossa preocupação com eles nesse período em que estão sem os serviços que ofertamos no Projeto e isolados em suas casas. Por isso, a equipe do Projeto tem acompanhado a situação dos idosos atentamente”, esclarece a Secretária de Assistência Social, Ana Carolina Bertolini.

A Assistente Social responsável pelo Projeto tem acompanhado os idosos por meio de ligações ou mensagens por celular – já que são considerados grupo de risco e visitas não são recomendadas – fornecendo orientação acerca dos cuidados a se tomar com o novo coronavírus. Funcionários da Assistência, em parceria com a Secretaria de Saúde, também tem viabilizado o acesso às receitas médicas de que eles precisam.

“Outra grande preocupação nossa era com a alimentação dos idosos que frequentam o Projeto e que são considerados vulneráveis, pois no projeto eles faziam várias refeições e todas balanceadas, baseadas numa dieta específica para eles. Agora em casa, muitos estavam com dificuldade”. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência providenciou kits alimentação preparados especialmente para esses idosos que receberão em domicílio, todo mês, contendo além de itens de cesta básica, frutas, legumes, pão, leite, etc. “Estão todos muito ansiosos para voltar para o Projeto mas enquanto isso, vamos cuidando deles em suas casas para que passemos por isso com tranquilidade e segurança.”, alerta a Secretária.

Diretoria de Comunicação
Pref. de Dracena