03 de agosto de 2015 - Fonte: Receitas KitchenAid - Fotógrafo: Divulgação

Esse pão é uma versão mais simples da tradicional focaccia italiana, muito mais rápida e igualmente deliciosa. É tradicionalmente servido com queijo de cabra, acompanhado de salada verde e um bom vinho.

Ingredientes

500g de farinha de trigo especial (forte)
1 colher de sopa de sal
7 gramas de fermento biológico seco
100 ml de azeite extra-virgem
300 ml de água morna
12 tomates cereja cortados ao meio
1 ou 2 dentes de alho cortados finos
1 ramo de alecrim
azeite extra-virgem e sal grosso para finalizar

Modo de preparo

Coloque a farinha de trigo, o sal, o fermento no bowl da sua Stand Mixer e bata na velocidade 2, usando o gancho. Em seguida, adicione o azeite e metade da água, batendo por mais 5 ou 6 minutos e adicionando o restante da água aos poucos, até obter uma massa macia e maleável. Cubra a massa com plástico filme e deixe crescer em um local quente por 2 horas.

Após o descanso, volte a massa para a Stand Mixer e bata na velocidade 2 até que ela diminua de tamanho. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e divida a massa em duas, estendendo a primeira metade em uma forma de 20 x 25 cm untada generosamente de azeite. Cubra a massa com os tomates e o alho, temperando ligeiramente com sal e pimenta. Cubra a forma novamente e deixe descansar em um local quente por mais 20 minutos, até que ela comece a crescer novamente.

Em seguida, cubra a forma com a outra metade de massa, unindo as duas partes e fechando o pão. Salpique um pouco de azeite e polvilhe o sal grosso e o alecrim. Asse a 220° C por 20 ou 30 minutos, até que fique dourado e sirva frio.

Receitas Kitchenaid