19 de dezembro de 2014 - Fonte: Wikipédia - Fotógrafo: Diversos

Fundação e Gentilico: 20/10/1947 - Guataporanguense
População: 2.178
Area: 34.116 Km quadrados 
Densidade: 63.84 Hab/Km quadrados
Altitude: 382 Metros
Clima: Tropical
Imagens: Renato, Wikipédia, Google

Cidade de Nova Guataporanga
 
Dizem que o nome do Município Goataporanga, de origem Tupi Guarani, que significa "Fera Bonita", foi em decorrência da presença muito grande de animais (veados de pelagem avermelhada) nas regiões e também supõem-se que tenha origem a uma grande gleba de terras, situadas no espigão divisor dos rios Aguapeí ou Feio e Rio do Peixe, que a "FIRMA SOUZA LEÃO E ROCHA" adquiriu 100 alqueires de terras desmembradas da Fazenda Goataporanga, fundando um primeiro núcleo em plena selva dando o nome de Tupã em homenagem aos naturais habitantes de terra os Índios.

Uma cidade nasce: Tupy situada no prolongamento da Estrada de Ferro Paulista, que acompanha e auxília o progresso de mais exuberante e fértil zona do Estado de São Paulo, levando os seus brilhos onde o homem da lavoura rasga novos horizontes, abrindo as suas fazendas e suas pequenas propriedades concorrendo para a grandeza do Brasil.

Além desses, outros fatores decisivos na formação das grandes cidades, concorreram para o seu desenvolvimento.
Nos Limites das cidades estão sendo vendidas magníficas chácaras, facilitando a todos a aquisição de uma propriedade de futuro certo 
E.C.I.A. "Empresa Colonização, Indústrias Associadas."

Fazenda Goataporanga- As melhores terras da Alta Paulista, propriedade de Dr. Lélio Piza.

Rua 4 de abril, 528 - Caixa 386 - telefone 464.Marília - Estrada de Ferro Paulista. Este anúncio provocou interesse em nossos fundadores.

Foi quando a família José Alves Ferreira e Antonia Carmona Ferreira, ela nascida em Ariranha, Estado de São Paulo aos 31/12/1912 e falecidade em São Paulo aos 16/12/1992. Ele natural de Parada, em Portugal, nascido aos 07/06/1904. Aos 11 anos veio para o Brasil com oais e sua irmã, radicando-se em Marília até 1936.

Foi motorista de caminhão, sitiante, tinha espírito aventureiro mudou-se para Rinópolis onde morou até 1948.

Adquiriu em 1946, juntamente com o Sr. Antonio Gomes, as terras onde hoje é nossa pequena e graciosa Nova Guataporanga, e sua fundação é marcada pela data 20 de Outubro de 1947.

Em 1947 ergueu uma pequena Igreja com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.