15 de julho de 2016 - Fonte: Italíena - Fotógrafo: Divulgação

Montar uma dieta balanceada e saudável para o dia a dia pode parecer um desafio. Para quem está acostumado a comer besteiras ou refeições que parecem deliciosas, incorporar produtos orgânicos e ingredientes naturais nas receitas é um grande passo para mudar a alimentação.

Substituir os produtos industrializados pelos orgânicos é uma boa maneira de começar a mudança. Esses alimentos frescos possibilitam uma vida mais nutritiva, por serem ricos em vitaminas, como cálcio e ferro, e não são afetados por substâncias químicas, geralmente advindas dos agrotóxicos adicionados ainda na plantação.

Os produtos orgânicos são frequentemente mais saborosos e podem ser encontrados em alimentos como hortaliças frutas, cereais, raízes e muitos outros.

Para tornar a dieta mais natural, o método é somar, e não remover. Você pode acrescentar lanchinhos e alguns alimentos especiais nas suas receitas.

Veja aqui alguns exemplos do que você pode fazer para começar a mudança:

1) Diversifique: você precisa variar ao máximo o cardápio para obter tudo que precisa. Além disso, para quem faz refeições fora de casa, fica difícil comer somente alimentos orgânicos, então escolha os que possuem casca mais grossa e menos chance de absorver veneno de agrotóxicos.

2)  Uso de grãos: em seu prato, combine leguminosas com algum tipo de cereal. Existem inúmeras possibilidades de combinações como o clássico “arroz e feijão”, e você sempre poderá variar.

interna

3) Consumo da carne: se você costuma consumir esse alimento com frequência, procure ingerir somente uma porção de um tipo específico, do tamanho da palma da sua mão. Opte por carnes brancas, por serem mais leves e magras, e tente ingeri-las ainda no início do dia (entre 12h e 14h), pois é o momento que nossa capacidade digestiva está mais alta.

interna2

4)  Temperos: além de serem ricos em cálcio, os temperos verdes são facilmente cultiváveis em vasos e fazem muito bem à saúde. Procure adaptá-los em suas receitas, pois darão um aroma especial ao alimento.

5)  Óleos: prefira sempre os de oliva extra virgens prensado a frio. Outra ótima opção de óleo para a cozinha é o de coco, que não perde as propriedades ao ser aquecido, ou a ghee, manteiga clarificada.

6)  Reduza o sal: o uso excessivo desse ingrediente pode causar problemas como retenção de líquido, perda de cálcio pela urina e aumento na pressão arterial. Por isso, tente substituir o uso do sal em demasiado por outros temperos que cumpram a mesma função, como o “gersal” (o sal com gergelim).

7)  Menos doce: o açúcar branco refinado em excesso é prejudicial a nossa saúde. Habitue-se a outras opções, mais saudáveis, como o açúcar de coco, demerara, mascavo, stevia, melado ou agave.

Tudo anotado?

Fonte: Italínea