14 de maio de 2015 - Fonte: Site de Curiosidades - Fotógrafo: Divulgação

Quase todas as pessoas já tentaram a técnica de contar carneirinhos para pegar no sono. Mas será que isso realmente funciona?

Esse hábito é disseminado entre as crianças há muitas gerações. De acordo com relatos históricos, a técnica de contar carneirinhos vem das tradições dos pastores de ovelhas, que não conseguiam dormir à noite por preocupação com os animais e ficavam contando o número do rebanho mentalmente para garantir a segurança dos bichinhos.

Cientificamente, no entanto, a técnica de contar carneirinhos não funciona para todas as pessoas. Quem consegue condicionar o cérebro a fixar o pensamento na contagem pode até ficar sonolento, mas, na prática, é difícil se concentrar em uma atividade tão monótona quanto essa, principalmente quando estamos agitados ou ansiosos.

Pesquisadores separaram pessoas que sofrem de insônia em dois grupos. Um foi orientado a contar carneirinhos na hora de dormir, enquanto o outro foi aconselhado a pensar em cenas bastante relaxantes, como uma praia ou uma cachoeira.

Eles concluíram que aqueles que contavam carneirinhos demoraram mais tempo para adormecer. O grupo que imaginou cenas relaxantes dormiu, em média, 20 minutos antes do outro grupo.

Contar carneirinhos é algo tedioso, portanto difícil de manter por um tempo prolongado. Quando a pessoa imagina uma cena agradável, relaxante, tem mais chances de adormecer logo.


Fonte: Site de Curiosidades